VENHA MORAR

Uma intervenção a distância, ou arte postal, Venha morar é um trabalho feito pelos correios, pelo remetente-artista, pelos carteiros-artistas e que atinge o destinatário-espectador que mora em alguma cidade interiorana. Quando o carteiro-artista não encontra o endereço ou ocorre extravio, o trabalho não se completa, mas o remetente-artista não tem total controle desse tipo de situação, tampouco fica sabendo quando elas ocorrem.

Dentro do envelope enviado há um panfleto com a chamada imperativa que varia, dependendo da cidade-destino: Venha morar em Alto Paraíso!!, Venha morar em Abadiânia!!, Venha morar em Olhos D’água!! etc. Nele anuncia-se uma novidade que está chegando por aí! Um condomínio de luxo, com tudo aquilo que a família tradicional brasileira necessita e almeja: sauna, quadra poliesportiva, piscina, playground, academia, churrasqueira, salão de festas e, por último e o mais importante, um sistema de segurança! O endereço do novo empreendimento é o mesmo do destinatário-espectador. No panfleto há o exagero do que já ocorre em diversos lugares pelo Brasil, que é o crescimento urbano desenfreado e o surgimento inesperado de grandes prédios, que atropelam qualquer tipo de moradia para se impor como espaço ideal para se viver e construir uma comunidade.

Nesta arte-panfleto mistura-se o real, o fictício e duplamente fictício. Nela há foto de uma família branca e feliz genérica, ao melhor estilo american dream, encontrada em qualquer propaganda de qualquer tema aleatório, imagens em 3D fotorrealista de prédios e ambientes internos luxuosos e oníricos, informações sobre um projeto de condomínio inexistente, o nome de uma cidade real, e a foto de um comércio próximo à casa que recebe a carta (que na verdade é uma imagem tirada do Google street view).

Para encontrar os endereços para enviar os panfletos é necessário, primeiramente, escolher a cidade a ser explorada. Logo em seguida, devemos passear pela cidade, andando em cada rua, cada esquina, cada beco, atrás de alguma casa para receber a carta. Ao fim desta busca, precisamos ter em mãos um endereço completo com CEP, e um comércio próximo como ponto de referência, além de várias fotografias. É bom lembrar que aqui, é mais cômodo caminhar pela cidade utilizando Google street view mesmo, sentado na frente do computador em uma confortável cadeira, sai mais barato e é menos cansativo.