BANANAS PT. 1

Bananas Pt. 1
2015 / Acrílica e spray sobre compensado
"Estar a margem é ocupar um lugar, muitas vezes, de sofrimento. Este lugar não passa desapercebido.
Como habitante da periferia José de Deus relata suas vivências, expondo as mazelas de uma maioria que se acha no direito de aplicar suas próprias concepções conturbadas de justiça. Cenas de violência são diariamente propagadas pela mídia, vinculadas a discursos incompletos e falhos, vendem como bananas nas feiras. Entre essas cenas, dois fatores em comum, a figura do negro e a brutalidade.
Uma falsa ideia de segurança é ativada, mas segurança pra quem?" Arthur Gomes, curador.


Bananas pt. 1 / Acrílica e spray sobre compensado / 60 x 60 cm cada / 2015






As imagens retratadas são baseadas em fotos de matérias jornalísticas que noticiam linchamentos (ou fotos tiradas pelos próprios linchadores e divulgadas pelos jornais), prática bastante comum na história do Brasil. Em cima das cenas de linchamento são pintadas bananas como tinta spray e stêncil fazendo referência à visão estereotipada de paraíso tropical e carnavalesco que o Brasil possui no exterior.
O uso de tinta spray e stêncil para pintar bananas passa às pinturas um aspecto artificial e industrial que os esmaltes sintéticos das latas de spray tem. O que contrasta com as imagens ao fundo, que são pintadas sobre tábuas de compensado, um suporte rústico e grosseiro.

















