PLACAS DE OLHOS D'ÁGUA

Essa série foi o resultado de uma residência artística em Olhos D'Água-GO, no Espaço NACO, organizada pelo Christus Nóbrega na disciplina Processos em Residência Artística, pelo PPGAV. Durante a residência foi proposto que os artistas caminhassem pela cidade e produzissem trabalhos que dialogariam com a experiência no local. Já que minha pesquisa já caminhava em direção a locais e imagens de comércio e consumo, decidi explorar esse lado da cidade.
Registrei diversas placas de lojas, bares e restaurantes, pixações, placas com mensagens religiosas, faixas de igrejas, poemas, estacionamentos, “sejam bem-vindos”, “proibido”, placas misteriosas, placas com endereços, placas contando histórias etc. Dentre os suportes, havia folhas de alumínio, papelão, madeira, compensado, cercas e muros. Alguns textos são escritos por profissionais, que provavelmente fizeram algum curso técnico, outros são feitos de forma espontânea por alguém que simplesmente tinha que passar alguma mensagem escrita.
Baseado no registro do design da cidade, retornei ao ateliê e aos materiais tradicionais da pintura, pintando alguns recortes e detalhes dos textos. Utilizando tinta acrílica e tinta a óleo sobre tela e pedaços de compensado, escrevo cores e pinto palavras. Às vezes modificando o tamanho, o formato e a cor da imagem que uso de referência para a pintura, às vezes sobrepondo, cortando e modificando palavras.




Na exposição Experiência Olhos D’água: Processos em Residência Artística, na Galeria Casa, 2019.














Fotos tiradas dutante a residência