IMPERDÍVEL 1

black blue and yellow textile

IMPERDÍVEL 1

2018 / vídeo

Buscando pesquisar mais as imagens que os supermercados transmitem de si mesmo, comecei a observar mais as propagandas na televisão, que informam diariamente as mais recentes promoções e ofertas de produtos de consumo no dia-a-dia. Nesta pesquisa, acabei incluindo comerciais de lojas de varejo de móveis e eletrodomésticos, que utilizam linguagem similar à dos mercados para promover seus produtos.

Link: vimeo.com/270975075

Porém, há algumas diferenças nos aspectos visuais entre cada tipo de empresa. Supermercados preferem utilizar vozes tranquilas em seus comerciais, em conjunto de cenas de famílias brancas e heterossexuais tomando café-da-manhã ou fazendo compras, sempre sorrindo. Essas imagens e sons acabam evocando atmosfera de tranquilidade, de quem pode consumir tais produtos promovidos e ter vida confortável. Nestes comerciais, há jargões como: O QUE VOCÊ FAZ PRA SER FELIZ, VOCÊ MERECE, VOCÊ FAZ MELHOR QUANDO FAZ CARREFOUR, etc.

Já as lojas de móveis e eletrodomésticos geralmente são adeptas a utilizar vozes frenéticas, com interlocutores com olhos arregalados e gestos abertos, além da trilha sonora em ritmo acelerado, similar à de filmes de ação hollywoodianos. Visualmente há o uso de letras gigantes passando por detrás do garoto-propaganda ou em algum cenário caótico, seja um prédio explodindo, um galpão pegando fogo, ou simplesmente, as letronas caindo no chão, formando um grande impacto sonoro e visual. São usadas frases como É A MAIOR LIQUIDAÇÃO DA HISTÓRIA, GRANDE QUEIMA DE ESTOQUE, VAI PARAR O BRASIL e VOCÊ NUNCA PRESENCIOU NADA IGUAL neste tipo de comercial.

Após pesquisar e coletar esses tipos de comercial pela internet, eu os coloco um atrás do outro, reparando algumas diferenças de áudio e vídeo, em um programa de edição. O resultado é Imperdível 1.

Imperdível 1 no Transborda Brasília, na Caixa Cultural, 2018