IMPERDÍVEL 1

black blue and yellow textile

IMPERDÍVEL 1
2018 / vídeo em loop

IMPERDÍVEL 1 simula uma programação de televisão onde não há nada além de propagandas de supermercados e lojas de móveis e eletrodomésticos. Suas imagens e sons característicos são colocados em choque com outras obras dentro de um espaço expositivo, fazendo com que o espectador tenha seus sentidos invadidos por propagandas durante a visita, mesmo quando ele não está de frente do vídeo.

Buscando pesquisar mais as imagens que os supermercados transmitem de si mesmo, comecei a observar mais as propagandas na televisão, que informam diariamente as mais recentes promoções e ofertas de produtos de consumo no dia-a-dia. Nesta pesquisa, acabei incluindo comerciais de lojas de varejo de móveis e eletrodomésticos, que utilizam linguagem similar à dos mercados para promover seus produtos.

Porém, há algumas diferenças nos aspectos visuais entre cada tipo de empresa. Supermercados preferem utilizar vozes tranquilas em seus comerciais, em conjunto de cenas de famílias brancas e heterossexuais tomando café-da-manhã ou fazendo compras, sempre sorrindo. Essas imagens e sons acabam evocando atmosfera de tranquilidade, de quem pode consumir tais produtos promovidos e ter vida confortável. Nestes comerciais, há jargões como: O QUE VOCÊ FAZ PRA SER FELIZ, VOCÊ MERECE, VOCÊ FAZ MELHOR QUANDO FAZ CARREFOUR, etc.

Já as lojas de móveis e eletrodomésticos geralmente são adeptas a utilizar vozes frenéticas, com interlocutores com olhos arregalados e gestos abertos, além da trilha sonora em ritmo acelerado, similar à de filmes de ação hollywoodianos. Visualmente há o uso de letras gigantes passando por detrás do garoto-propaganda ou em algum cenário caótico, seja um prédio explodindo, um galpão pegando fogo, ou simplesmente, as letronas caindo no chão, formando um grande impacto sonoro e visual. São usadas frases como É A MAIOR LIQUIDAÇÃO DA HISTÓRIA, GRANDE QUEIMA DE ESTOQUE, VAI PARAR O BRASIL e VOCÊ NUNCA PRESENCIOU NADA IGUAL neste tipo de comercial.

Após pesquisar e coletar esses tipos de comercial pela internet, eu os coloco um atrás do outro, reparando algumas diferenças de áudio e vídeo, em um programa de edição. O resultado é Imperdível 1.

Imperdível 1 no Transborda Brasília, na Caixa Cultural, 2018