PROIBIDO

Proibido
intervenção urbana / 2025
A ideia surgiu depois que me deparei com placas de proibição com frases que indicam que alguma história inusitada aconteceu ali: “Por favor, não atirar no músico”, “é proibido o acesso portando armas de fogo durante a realização de exames”, “proibido sentar nos galões”, etc. Através de minhas intervenções, busco criar uma história sobre o local que vai receber a placa.
"Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer para ser sua residência e construída na década de 1960, a Casa Niemeyer está localizada no Setor de Mansões Park Way em um terreno com área de 20.000 m². Declarada sítio de interesse histórico da UnB em 1980, seu espaço físico se caracteriza por um conjunto formado pela casa principal e espelho d’água na faixa central do terreno e uma casa de apoio aos fundos. A Casa foi ccncebida nos moldes da arquitetura colonial, num contraste com os princípios arquitetônicos defendidos por Niemeyer. Em agosto de 2017, a Casa Niemeyer passa a integrar o Decanato de Extensão como Casa Universitária de Cultura" diz um texto institucional no site da UnB.
Para a Casa Niemeyer, pensei em frases como: “PROIBIDO SUJAR”, “PROIBODO SUCATEAR”, “PROIBIDO ARRUINAR”, etc. Frases que remetam ao caráter institucional que as placas da UnB deram ao local. Ao entrar na casa, senti a invasão do tempo presente, das burocracias e da estética de órgão público, quando vi a presença dessas placas e avisos. As frases também conversam com o estado em que a casa se encontra, devido ao baixo investimento público para a sua manutenção e preservação.










Obra exposta na exposição Espaço em Fluxo, na Casa Niemeyer, em 2025.